ABNT publica norma sobre determinação da densidade real por picnômetro de vidro em minério de ferro
07/05/25
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 29 de abril, a norma ABNT NBR 17233:2025 – Minérios de ferro – Determinação da densidade real por picnômetro de vidro. A publicação é resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Densidade Real em Minério de Ferro por Picnômetro de Vidro, vinculado à Comissão de Estudo de Ensaios Físicos e Metalúrgicos da ABNT/CB-041. A secretaria técnica é conduzida pelo Comitê para a Normalização Internacional em Mineração do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM/CONIM).
O projeto da norma foi submetido à ABNT em 2023, culminando na sua publicação em 2025. “O trabalho de quatro anos só foi concluído com êxito graças ao comprometimento de profissionais dedicados à excelência no controle de qualidade laboratorial, que compreendem a importância da normalização para o fortalecimento da indústria mineral brasileira”, destacou a coordenadora do grupo de trabalho, Marcela Couto.
Importância do parâmetro densidade
A determinação da densidade em amostras laboratoriais é um parâmetro essencial em ensaios físicos voltados ao controle de qualidade do minério de ferro. Embora o método com picnômetro de vidro seja amplamente utilizado em rotinas laboratoriais, até então não havia uma norma técnica nacional ou internacional específica aplicável a minérios de ferro.
Para preencher essa lacuna, em 2021, a Comissão de Ensaios Físicos do IBRAM/CONIM (CE-03) instituiu um grupo de trabalho para desenvolver um estudo técnico estruturado. O objetivo foi identificar as condições ideais para a elaboração de um ensaio padronizado e replicável, que embasasse a criação de uma norma técnica brasileira específica para esse tipo de análise.
Seis laboratórios pertencentes a diferentes empresas mineradoras, localizadas nas regiões Sudeste e Norte do Brasil, participaram do estudo. Foram realizados ensaios com quatro tipos distintos de amostras preparadas de minério de ferro. Os resultados demonstraram que a metodologia proposta apresentou repetibilidade e reprodutibilidade adequadas, validando sua aplicação em procedimentos laboratoriais padronizados.