Vice-presidente do IBRAM destaca importância da mineração para o desenvolvimento da Amazônia, em seminário
08/05/25
Fernando Azevedo participou, em Belém, de evento organizado pelo Comando Militar do Norte, em parceria com a UFPA.
A importância da mineração empresarial para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, com reflexos na melhoria da qualidade de vida da população, foi abordada pelo General de Exército Veterano Fernando Azevedo, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) no ‘I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30’, na tarde desta 4ª feira (7/5), em Belém (PA).
Fernando Azevedo pontuou aspectos positivos de se poder contar com a mineração sustentável, responsável e segura no território, aquela que segue boas práticas ESG (nas áreas ambiental, social e de governança). A mineração ocupa baixa parcela de território para executar suas atividades, após minerar ela recupera as áreas, preserva ambientalmente a maior parte da área concedida, gera empregos qualificados, inclusive mão de obra local, induz a formação de extensas cadeias produtivas em vários setores, proporciona para os cofres públicos arrecadação de tributos e de royalty referente à atividade mineradora.
Na Amazônia, mineradoras associadas ao IBRAM atuam há décadas e são consideradas agentes de desenvolvimento socioeconômico. O vice-presidente do IBRAM foi painelista na Mesa Temática 4, que teve por tema central “Reflexões na solução dos desafios de defesa e segurança da Amazônia”. Participaram também os painelistas: General do Exército Richard Fernandez Nunes, Chefe do Estado-Maior do Exército; Prof. Dr. Clay Anderson Nunes Chagas, Reitor da UEPA; Profa Dra. Marina Pantoja, Professora da UNAMA. A mediação coube à Profa Dra. Loiane Prado Verbicaro, Vice-Reitora da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O ‘I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30’ foi realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, e organizado pelo Comando Militar do Norte, em parceria com a UFPA.