Setor de rochas ornamentais busca apoio do IBRAM frente à elevação de tarifas comerciais dos EUA
23/07/25
O vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo, recebeu na sede do Instituto, em Brasília, comitiva da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) e do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), acompanhada do deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), na manhã desta 4ª feira (23/7). A pauta foram os possíveis impactos sobre o setor mineral, em especial, o de rochas ornamentais, da elevação de tarifas comerciais para importação de produtos brasileiros pelos EUA. Tarifas de 50% devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, segundo o governo daquele país.
O setor de rochas naturais registrou US$ 711 milhões em exportações em 2024 aos Estados Unidos, um crescimento de 17 % em relação ao ano anterior, o que, segundo o Centrorochas, representa 57% das exportações de rochas brasileiras. O Espírito Santo é o principal polo, que responde por mais de 94% desse volume.
Segundo o Centrorochas, desde o anúncio da medida tarifária, em 9 de julho, estima-se que cerca de 60% dos embarques de rochas naturais brasileiras com destino ao mercado norte-americano tenham sido suspensos. A previsão é que, até o fim do mês, o setor deixe de embarcar cerca de 1.200 contêineres, o que pode representar uma redução de até US$ 40 milhões nas exportações brasileiras de julho.

Reunião com representantes do IBRAM, do Centrorochas, do Sindirochas e o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) – crédito: divulgação
Fernando Azevedo disse que o IBRAM apoiará o Centrorochas e o Sindirochas e relatou que, em reunião online na última 2ª feira (21/7) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, diante de uma audiência com mais de 130 executivos de mineradoras associadas, expressou a Alckmin a preocupação da indústria da mineração com a questão tarifária norte-americana.
Participaram da comitiva do Centrorochas e Sindirochas: Tales Machado, presidente; Giovanni Francischetto, superintendente; Ed Moreira, presidente do Sindirochas; Marcelo Araujo, chefe de gabinete do deputado Evair Melo. Também participaram pelo IBRAM a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues e a consultora de Relações Institucionais, Renata Santana.