Nexa inaugura Centro de Ensino e Pesquisa no Vazantes Mineiras
31/01/24
Iniciativa pioneira prevê o uso futuro e desenvolvimento sustentável da área rural da cidade mineira de Vazante, localizada na região noroeste de Minas Gerais
O município de Vazante (MG) ganha oficialmente nesta terça-feira (30) seu Centro de Ensino e Pesquisa, o CEP, parte do Vazantes Mineiras, iniciativa pioneira da Nexa que prevê, por meio do uso sustentável de áreas rurais da empresa, desenvolver ações nas áreas de inovação, pesquisa e turismo ecológico, que permeiam as metas e compromissos ESG da Nexa até 2030.
Com a inauguração, o Centro de Ensino e Pesquisa passa a apoiar o Vazantes Mineiras com infraestrutura e suporte para as pesquisas realizadas pelas universidades na região, aos pesquisados envolvidos nos projetos e para as demais iniciativas socioambientais desenvolvidas pela Nexa. O espaço conta com um auditório, escritórios, vestiários (feminino e masculino), recepção, área de vivência e até loja dedicada ao artesanato local.
De acordo com Antônio Padrón, gerente geral da unidade de Vazante, o Vazantes Mineiras é um grande passo para estratégia e cumprimento das metas ESG da companhia. “Essa é uma iniciativa que visa impulsionar diversas áreas de Vazante. O uso futuro das nossas áreas irá conservar a biodiversidade local, fomentar cadeias produtivas e valorizar os empreendedores locais”, destaca Padrón.
Foco preservação ambiental
Neste ano, está prevista a conclusão do viveiro de mudas nativas da região que irá compor o projeto Vazantes Mineiras. O viveiro será construído como foco no cultivo e produção de mudas. Uma das espécies será a de Baru, fruta oleaginosa nativa do cerrado brasileiro e rica em vitamina E, zinco, ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ácidos graxos.
As mudas produzidas serão utilizadas em projetos de recuperação ambiental na área da companhia, em projetos socioambientais e atividades do Programa de Educação Ambiental.
Outra parceria é com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que segue a todo vapor, com o levantamento florístico e coleta de exemplares botânicos com flores e/ou frutos ao longo das trilhas e dos 3 mil hectares pertencentes ao Vazantes Mineiras.
Contribuição com o produtor rural
Com 250 hectares dedicados à criação e manejo de gado, o Vazantes Mineiras tem uma estrutura voltada para criação e melhoramento genético de gado. Isso a partir do cruzamento de animais das raças Gir, Sindi e Girolando, que são adaptadas ao clima e pastagem característica do cerrado.
No momento, o projeto possui 145 receptoras e 10 doadoras das raças Sindi e Gir das quais já foram geradas 40 bezerras e outras 51 já são esperadas para nascer este ano, todas fruto da produção in vitro de embriões.
O local e o conhecimento adquirido serão utilizados em palestras e treinamentos para capacitação dos produtores rurais da região, buscando melhorar o manejo e produção das fazendas.
Sobre a Nexa
A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.