IBRAM promove workshop metodológico do projeto “Construindo Pontes entre a Mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ”
23/09/19

Workshop metodológico do projeto “Construindo Pontes entre a Mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” – crédito: IBRAM
Aperfeiçoar constantemente as boas práticas sustentáveis aplicadas tanto à produção quanto aos demais processos industriais é uma das metas da mineração do futuro. Na última quinta-feira (19/9), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) organizou o workshop metodológico do projeto “Construindo Pontes entre a Mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Os ODS são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas para uma agenda de desenvolvimento sustentável. Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Durante a reunião foi exibida uma apresentação com a contextualização do projeto, que traz diretrizes para implantação dos ODS na estratégia de negócios. Além disso, foi apresentado pelo consultor da Gestão Origami Vicente Manzione Filho, um guia de orientação para as empresas alinharem suas estratégias, mensurarem e administrarem suas contribuições para cumprirem o que estabelecem os ODS.
A gerente de Assuntos Ambientais do IBRAM, Cláudia Salles, afirma que o setor segue firme no rumo para um futuro cada vez mais sustentável e que os ODS oferecem opções para tornar esse processo ainda mais consistente. “Implantar os ODS na rotina das mineradoras gera receitas, ganhos para a imagem corporativa e contribui para obter a licença social para operar”, analisa.
Estiveram presentes ao workshop representantes da Anglo American, do Grupo Votorantim e da Vale.