Empresas se adaptam para falar sobre meio ambiente e biodiversidade
03/06/20
O retorno à normalidade com a pandemia da COVID-19 será gradual, portanto, muitas mudanças ainda permanecerão por muito tempo, como as programações on-line. Com o tema “Conservação da Biodiversidade” a Imerys, mineradora que atua com caulim no município paraense de Barcarena e também em Ipixuna do Pará, adaptou para o meio digital a sua Semana de Meio Ambiente, evento que costuma movimentar os colaboradores com programações presenciais.
Por meio de lives, colaboradores vão participar de bate-papos sobre dois programas importantes dentro da empresa: Manejo de Fauna e Reflorestamento. “É fundamental que todos tenham conhecimento desse trabalho importante que se inicia com o conhecimento técnico científico das espécies que estão na região das minas. A partir disso, buscamos as melhores tomadas de decisões sobre o futuro da empresa”, comenta João Lima, engenheiro florestal da Imerys. O Plano de Reflorestamento da Imerys já superou a meta de 2020 antes do final do primeiro semestre, plantando mudas de espécies nativas da Amazônia como faveira, paricá, ucuuba, ipês variados, jatobá, tatapiririca, etc.

Plano de Reflorestamento da Imerys.
Em relação ao Manejo de Fauna, os colaboradores da empresa conhecerão os trabalhos técnicos científicos sobre o manejo da fauna silvestre em Ipixuna do Pará, que auxilia nas ações de responsabilidade socioambiental da Imerys. A empresa constantemente aborda a importância de manter e conservar a biodiversidade onde atua para retomar processos e ciclos naturais durante a recuperação de áreas, garantindo a sustentabilidade da operação.
Na Alubar, também localizada em Barcarena, a Semana do Meio Ambiente será realizada de 8 a 12 de junho, com o tema Biodiversidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a empresa também adaptou a sua programação deste ano. Sem eventos presenciais, a Alubar usará e-mails, redes sociais, cartaz, outdoors e vídeos para conscientizar seus colaboradores.
O Gerente do Controle da Qualidade e Meio Ambiente da Alubar, Hélido Sena, destaca que a escolha do tema está alinhada com outras iniciativas globais de sustentabilidade ambiental. “Segundo a Organização das Nações Unidas, 2020 é um ano decisivo para a biodiversidade e as emergências climáticas. A Alubar, como signatária do Pacto Global das Nações Unidas e alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, vislumbrou nesse tema a possibilidade de contribuir com a conscientização”, explicou.
A empresa levará a campanha de conscientização para todas as suas unidades no Brasil e Canadá, respeitando as particularidades de idioma, cultura e legislação. A data é uma oportunidade a mais de dialogar sobre a construção de um mundo mais sustentável. “Embora a Alubar trate as questões ambientais no dia a dia, esta é uma oportunidade específica para reforçar a importância dos cuidados com o meio ambiente. Esperamos que o público possa entender que pequenas ações importam e podem contribuir positivamente para a qualidade do meio ambiente e para a redução da perda da biodiversidade mundial”, ressalta Hélido Sena.
A Alubar é a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio na América Latina, uma das maiores produtoras de vergalhões de ligas de alumínio em todo o continente e fabricante de condutores de cobre para todo o Brasil.
#MineraçãodoBrasil