Dia Mundial da Reciclagem: parceria entre a Mineração Usiminas e a Coopert contribui com o meio ambiente e a geração de renda
16/05/25
Este sábado, 17 de maio, é o Dia Mundial da Reciclagem, data que tem o propósito de reforçar a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e estimular a coleta seletiva. Essa prática faz parte do dia a dia da Mineração Usiminas, que destina os materiais coletados para a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (Coopert) de Itaúna, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de renda para dezenas de famílias.
De 2024 até agora foram doadas mais de 44 toneladas de materiais para a entidade. Após a triagem, itens como plásticos, papéis, papelão, vidro, metal e eletrônicos são comercializados pela cooperativa, o que permite a reutilização de matérias-primas que seriam descartadas, mas, que em vez disso, são processados e voltam ao mercado, evitando o descarte na natureza.
Atualmente são 78 cooperados em atividade e mais de 600 pessoas beneficiadas. “São poucos os materiais que não aproveitamos hoje na Coopert. E a parceria com a Mineração Usiminas é muito importante para nós, porque contribui para aumento da nossa renda, significa mais dinheiro no bolso de todos os envolvidos”, diz a cooperada Joana Quirino. “A coleta seletiva traz resultados quando todos têm consciência de que cuidar dos resíduos é cuidar da vida das pessoas”, completa a sócia-fundadora da Coopert, Madalena Duarte.

Crédito: Divulgação
“O reaproveitamento dos materiais contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades vizinhas e com o futuro do planeta. Essa é uma boa prática que alia cuidado ambiental à geração de renda para muita gente e, por isso, procuramos trabalhar continuamente com a conscientização dos nossos colaboradores e colaboradoras, reforçando cada vez mais a importância da adesão de todos para termos cada vez resultados cada vez melhores com a coleta seletiva”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, André Guerra.