CBA vence prêmio PVE 2024 com projeto de mobilização social
16/05/25
Construção do jardim sensorial impactou positivamente 350 alunos em Barro Alto, Goiás

Crédito: Divulgação
São Paulo, 15 de maio de 2025 – O Instituto Votorantim anunciou nesta semana, em São Paulo, os seis municípios vencedores da quarta edição do Prêmio PVE – Inovar hoje para transformar o amanhã. O município de Barro Alto (GO) onde há presença da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, foi reconhecido na categoria de Mobilização Social (MOB). A premiação tem como objetivo reconhecer boas práticas nos territórios onde o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) foi implementado. O reconhecimento das iniciativas aconteceu no Encontro Impacto Positivo Educação 2025, evento realizado pelo Instituto Votorantim, que reúne os públicos que participam do programa e especialistas em educação.
Projeto vencedor
O projeto Explorar e Sentir, trouxe a construção do jardim sensorial na Escola Municipal João Policarpo da Costa. O espaço, antes vazio, foi reutilizado e contou com a mobilização social da comunidade como um todo. Alunos, cuidadores e professores participaram de todo o processo que já impactou positivamente cerca de 350 alunos. “O que nos motivou na construção do espaço foi reconhecer a importância de a comunidade ter o contato com a natureza e o jardim sensorial foi fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças”, destaca Kesila Raiane, moradora da região.
O jardim sensorial tornou-se um dos espaços favoritos dos alunos, que tiveram a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de árvores, mudas e até de colher alguns frutos. Os voluntários receberam um curso ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás) e aprenderam sobre o plantio e educação ambiental. “Na CBA, acreditamos que investir na educação das cidades onde atuamos é uma forma concreta de contribuir para o desenvolvimento sustentável e valorizar as comunidades locais. Com o PVE, unimos forças com o poder público e a sociedade civil para tornar a educação mais inclusiva, participativa e alinhada com as necessidades reais de cada território”, afirma o gerente da Unidade de Mineração da CBA, Alexis Dias de Souza.
A escola ganhadora receberá uma assessoria para curadoria de R$ 10 mil em livros.
O PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal pública a partir da atuação junto às secretarias municipais de educação em territórios onde há presença de empresas do portfólio Votorantim. Em 17 anos o PVE já chegou a 187 municípios, 21 estados e a aproximadamente 1,4 milhão de estudantes.
“Para nós de Barro Alto foi uma satisfação enorme ganhar pela segunda vez o Prêmio PVE na categoria Mobilização, pois reflete o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido em nossas escolas, que envolvem, além de professores, a comunidade escolar, criando projetos que trazem o protagonismo para que o aluno se aproprie cada vez mais de conhecimento. O PVE é uma parceria muito importante, fornecendo direcionamentos, formação e metodologias que visam a melhoria do processo ensino-aprendizagem, e tem trazido resultados visíveis, além dos ótimos índices e premiações alcançadas, reverberam em nossa comunidade escolar”, ressalta Sandielle Ferreira Tavares, secretária de Educação de Barro Alto.

Crédito: Divulgação
Sobre o PVE
O PVE, Parceria pela Valorização da Educação, é uma iniciativa realizada pelo Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e empresas do portfólio da Votorantim. Criado em 2008 o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal pública atuando junto às secretarias municipais de educação. Em 17 anos o PVE já chegou a 187 municípios 21 estados e a aproximadamente 1,4 milhão de estudantes.
Sobre o Instituto Votorantim
Fundado em 2002, o Instituto Votorantim (iV) se consolidou como um centro de referência socioambiental e uma plataforma de atuação social para o portfólio Votorantim.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.