Brasilidade é isca para atrair americanos em feira nos Estados Unidos
11/01/23
De 31 de janeiro a 02 de fevereiro, o setor de rochas participará da StonExpo 2023, uma das principais feiras de revestimento dos Estados Unidos. Com o tema ‘Geodiversidade Brasileira, Brasilidade e Arte’ o projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone irá expor 40 materiais de 12 diferentes tipos geológicos. A ação conta com promoção do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O espaço projetado pela designer Araciene Pessin, especialista em rochas ornamentais, evoca a geodiversidade nacional e expõe os produtos de 22 empresas com diferentes aplicabilidades, texturas e variadas espessuras, provando a versatilidade de usos. Criado em dois ambientes na feira, o estande tem a função de recepcionar os visitantes e ao mesmo tempo promover a apreciação das rochas, com uma encantadora atmosfera que remete ao Brasil.
O ponto alto do espaço está no grande mosaico produzido com sistema waterjet que tem ao centro o mapa do Brasil em cristal de quartzo retro iluminado e, no entorno, uma grande diversidade de rochas de todas as regiões do Brasil, dispostas em desenhos que remetem aos rios brasileiros. “O grande desafio deste projeto foi selecionar 40 rochas, de 12 tipos geológicos distintos, convergindo para uma composição harmônica e evidenciando os aspectos artísticos naturais destes materiais, em consonância com a exaltação da brasilidade”, explica a designer Araciene Pessin.
No espaço instalado na feira, peças de mobiliário que a profissional desenvolveu exclusivamente para marcar a presença brasileira em solo americano, cobogós vazados, mosaicos produzidos em waterjet, mostram os significativos avanços da indústria brasileira e a força do setor que, só em 2022 exportou aproximadamente US$ 1,28 bilhão.
“Essa será a nossa primeira participação direta na StonExpo e estamos muito otimistas, pois esta feira proporciona a conexão entre fabricantes e grandes arquitetos, designers e construtores norte-americanos. O Brasil é um país com variedade ímpar de rochas ornamentais e com empresas capazes de colocar os seus produtos nas melhores obras e monumentos do mundo. Nós, por meio do It’s Natural, e em parceria com a Apexbrasil, buscamos, cada vez mais, abrir o leque de oportunidades de forma a incentivar a internacionalização do segmento”, explica o presidente do Centrorochas, Tales Machado.
Gigante pela própria natureza
No dia 1º de fevereiro, às 12h (horário local) os visitantes da feira StonExpo irão conhecer todo potencial brasileiro durante a palestra “Conheça o poder das rochas brasileiras”. O momento será conduzido pelo vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e pelo especificador internacional de rochas, Paulo Giafarov, no auditório principal do Mandalay Bay Convention Center. Eles apresentarão na feira a diversidade geológica única do Brasil e todo potencial do setor nacional que, graças à capacidade tecnológica de produção, vê suas rochas passarem por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. “Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada, além disso, os resíduos da produção são destinados para depósitos licenciados ou reaproveitados”, aponta Cruz.
Curiosidades da participação brasileira na StonExpo 2023
– 40 rochas naturais brasileiras
– Doadas por 22 empresas do setor apoiadas pelo programa It’s Natural: Angramar; Basalto São Cristóvão; Bramagran; Brasigran; Cajugram; Gramazini; Gramobras; Guimar; Imil; Internacionale Granite; Magban; Marcel; Margramar; Mineração Lougon; Mineração Novo Brasil; Mineração São Sebastião; Multigran; Qualitá; Santo Antônio; Stone Piso; Super Clássico e Tecton.
– Materiais provenientes das 5 regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste)
– 12 tipos geológicos distintos: granito, mármore, quartzito, xisto, pegmatito, anfibolito, serpentinito, mármore dolomítico, brecha, basalto, gnaisse e conglomerado.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.