O IBRAM

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral.

Considerado o porta-voz da Mineração Brasileira, o Instituto reúne mais de 200 associados que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira.

Para fomentar inovações no setor e difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral.
Governança
Conheça a organização coorporativa do IBRAM.
Nossa governança é formada por uma equipe de profissionais qualificados e dedicados ao setor e a sociedade. Nossa Diretoria Executiva, Conselho e Comitês trabalham com transparência, equidade, prestação de conta e com muita responsabilidade. Temos uma visão global de nossas ações no ambiente em que estamos situados, além de nossa relação com as pessoas e com o ecossistema.
Notícias
“O IBRAM e suas associadas não abrem mão de empregar as técnicas e controles mais modernos para garantir a integridade de barragens e pilhas de rejeitos. Segurança de processos é um dos compromissos mais evidentes em nosso dia a dia” – foi o que afirmou o vice-presidente do Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM), Fernando Azevedo, na solenidade de abertura do Tailings Brazil 2025, hoje (1º de julho), em Belo Horizonte (MG). No primeiro dia deste ciclo de palestras, idealizado para discutir e aprimorar a gestão das estruturas de disposição de rejeitos no Brasil, Fernando Azevedo disse que debater abertamente a questão das estruturas de disposição de rejeitos é, também, uma demonstração de transparência com a sociedade por parte das associadas do IBRAM. E citou a conclusão do segundo balanço sobre a situação das barragens de rejeitos do setor mineral – relatório que será apresentado brevemente em coletiva à imprensa – como exemplo da disposição do setor de prestar contas e oferecer informações precisas à sociedade. “Mais do que números, esse balanço demonstra evolução contínua nos processos e na cultura de segurança”, acrescentou. O Tailings Brazil 2025 tem como patrocinadores: BVP (categoria diamante), Samarco (categoria prata), Ausenco e Nexa (categoria bronze), Andritz e CBMM (categoria painel). O evento vai até este dia 2/7 e tem o objetivo de promover o contínuo alinhamento do País aos mais elevados padrões mundiais, durante o seminário serão compartilhados avanços técnicos, discutidos os grandes desafios do arcabouço regulatório ainda enfrentados no Brasil e promovidas reflexões sobre as ações de prevenção, preparo e resposta a emergências.
Leia maisCompromisso com a Mineração
Temos o compromisso em defender os interesses comuns do setor mineral junto ao Poder Público em Brasília e também promover na indústria mineral brasileira o desenvolvimento sustentável, as melhores práticas de saúde e segurança.
MINERAÇÃO EM NÚMEROS
Nós, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulgamos um Infográfico com os principais dados do setor mineral brasileiro referente ao primeiro ao último trimestre do ano.
ConheçaINOVAÇÃO
O investimento em inovação com novos procedimentos e técnicas, melhora as condições de produção, a segurança operacional e aumenta a garantia de sustentabilidade na mineração.
Saiba maisPORTAL DA MINERAÇÃO
No Portal da Mineração, você encontra todas as informações necessárias para entender melhor sobre a mineração no Brasil e no mundo. Acesse e saiba mais sobre nosso setor.
CONHEÇA O PORTAL