Newsletter IBRAM Especial – Isto é Mineração

EXPOSIÇÃO ISTO É MINERAÇÃO É UM SUCESSO

Estima-se que pelo menos 500 pessoas visitaram a Exposição “ISTO É MINERAÇÃO” só na terça-feira (11/03) à noite, pouco tempo depois da inauguração oficial. A mostra que estará de portas abertas até esta segunda-feira (17/03) no Salão Negro, no Congresso Nacional, tem recebido excursões de escolas todos os dias também. A visita está aberta ao público no geral das 9h às 18h. De lá, a mostra visitará todo o País.



“A Salas da exposição e as peças publicitárias retratam bem isso, ou seja, que sem haver abastecimento suficiente de minérios, nós não teríamos como produzir carros, celulares, TVs, creme dental, talheres, transmitir energia elétrica enfim, objetos, instrumentos e insumos tão necessários em nosso dia-a-dia”, diz Paulo Camillo Vargas Penna, Presidente do Instituto. Outra surpresa para o visitante é a “cidade” de amostras de minérios montada ao redor da Exposição “ISTO É MINERAÇÃO”.


As sete Salas trazem painéis, maquetes, vídeos que evidenciam que a mineração moderna é um dos setores que mais preserva e conserva o meio ambiente nas áreas em que atua, mantendo, também, projetos ambientais em regiões externas às áreas mineradas. As mineradoras, também, substituem ou atuam como parceiras do Estado ao financiarem ou promoverem programas de responsabilidade social. “Há casos de sucesso em muitas regiões brasileiras: são projetos que alfabetizam jovens e adultos; que desenvolvem núcleos produtivos em pequenas comunidades; que promovem artesanato, atividades culturais, esportivas e de preservação ambiental”, cita Paulo Camillo.

Na área econômica - que é a Sala 7 – está exposta a grande contribuição da indústria minerária para manter em alta o saldo positivo da balança comercial brasileira; para manter o mercado interno abastecido, ou seja, toda a indústria de transformação que depende dos minérios para produzir os bens que usamos diariamente; para corrigir o solo e, assim, aumentar a produtividade agrícola e a qualidade dos alimentos produzidos no Brasil; para melhorar a ração animal; para purificar a água que consumimos; e para a geração de empregos. “A cada vaga aberta pela mineração, outras 13 são geradas ao longo da cadeia produtiva. E como a mineração está em um momento muito favorável de crescimento de sua produção, está contratando profissionais de vários campos de atuação”, ressalta o dirigente do IBRAM.

Veja a seguir o que cada Sala contém:
Sala 1 – Minerais no nosso dia-a-dia: análise de ambientes, com destaque para a presença de minérios em vários locais, como uma casa, banheiro, sala etc.
Sala 2 – Tecnologia e Logística: a indústria da mineração é um dos setores que mais investe em tecnologia. Neste espaço o visitante poderá ver o funcionamento de uma mina a céu aberto – disposta em uma maquete – e ainda conferir painéis fotográficos das fases da mineração.
Sala 3 – Responsabilidade Ambiental: mostra as conquistas importantes do setor na preservação ambiental, como também na gestão de recursos hídricos e ambiental, com forma de assegurar o futuro da população.
Sala 4 – Sociedade e Mineração: o assunto desta sala é a relação da mineração com o trabalhador. O que ela faz para garantir a saúde e segurança do trabalhador e a capacitação dele frente ao setor.
Sala 5 - Desafios Produtivos: mineração em terra indígena, no mar e exploração de minerais radioativos pela iniciativa privada são assuntos desta sala, que estão dispostos em um túnel supermoderno.
Sala 6 – Responsabilidade Social: a mineração e a qualidade de vida como forma de valorização e resgate de cidadania é o objetivo deste espaço. Aqui se encontram painéis fotográficos com exemplos de atividades realizadas junto à sociedade.


Chinaglia fala sobre importância da mineração em mostra do IBRAM   Novo Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara diz que se dedicará à mineração brasileira


“Temos que ter a exata dimensão do que significa o setor de mineração para a economia no Brasil”, disse o Deputado Arlindo Chinaglia, Presidente da Câmara dos Deputados. Foram com essas palavras que o Deputado Chinaglia, ao lado do Presidente do IBRAM, Paulo Camillo Vargas Penna...

Continue lendo esta matéria na íntegra


Durante a inauguração oficial da Exposição “ISTO É MINERAÇÃO”, no Congresso Nacional, o novo Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Deputado Luiz Fernando Faria (PP/MG), diz-se estar comprometido com os trabalhos da área de mineração...

Continue lendo esta matéria na íntegra


ISTO É MINERAÇÃO é elogiada por autoridades  


Em breves palavras, o Secretário de Geologia e Mineração do Ministério das Minas e Energia, Cláudio Scliar (representando o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão) elogiou a mostra “ISTO É MINERAÇÃO”...

Continue lendo esta matéria na íntegra


Visite o portal do IBRAMEntre em contato com o IBRAMEntre em contato com a Profissionais do Texto
 Para retirar seu nome da nossa lista clique aqui!
Instituto Brasileiro de Mineração Tecnologia WebAdvisor