Paulo Haddad falará sobre impactos da mineração no desenvolvimento do Brasil

O economista e ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, Paulo Haddad, é uma das personalidades confirmadas para o Seminário Indústria da Mineração e IBRAM: Perspectivas das Próximas Décadas, que o IBRAM promoverá dia 12 de dezembro, no hotel Blue Tree Park, em Brasília, em comemoração aos 30 anos da Instituição.

No painel Mineração e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Haddad vai discutir os impactos positivos da mineração no desenvolvimento do Brasil nos últimos cem anos, usando dados estatísticos para ilustrar sua explanação.

A palestra de Paulo Haddad está prevista para às 16h45 e terá como debatedores Marco Antonio Fujihara, Diretor do Instituto Totum, e Roberto da Rocha Miranda de Faria, Diretor da Copelmi Mineração Ltda.

Haddad também falará sobre o importante papel que é exercido pela atividade minerária de indutor do desenvolvimento de regiões isoladas e distantes dos grandes centros. As empresas do setor, diz, incorporaram, por meio de sua atuação, essas áreas à economia do País. O palestrante também pontuará a intrínseca relação entre a mineração e o crescimento dos municípios (desenvolvimento local), a geração de empregos e a arrecadação tributária.

Outro ponto de destaque da fala de Paulo Haddad será a sinergia entre a atividade mineradora e a sustentabilidade ambiental. Para ele, não há incompatibilidade entre a mineração e a preservação do meio ambiente.

Finalmente, vai levantar a questão da necessidade de providências, especialmente de legislação, para afastar as incertezas em relação a novos investimentos na atividade.

Além de Paulo Haddad, Fujihara e Roberto Faria, confirmaram participação outras figuras ilustres da mineração brasileira: o ex-Ministro Eliezer Batista, o Presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, o Chairman da BHP Billiton Brasil, Eleazar de Carvalho Filho, o Diretor Superintendente da Votorantim Metais, João Bosco Silva, além de ex-dirigentes do Instituto.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

 
 
Mineração e Recursos Hídricos
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Agência Nacional de Águas (ANA) inauguraram uma nova forma de tratamento da questão ambiental: o debate sobre a utilização de recursos...
Alcoa e a mineração sustentável
Discutir as vantagens da adoção de medidas de conservação ambiental e de uso sustentável da biodiversidade em toda a cadeia de negócios. Esse foi o tema apresentado no Primeiro...
 


 Para retirar seu nome da nossa lista clique aqui!
Instituto Brasileiro de Mineração