IBRAM prepara 16ª edição da EXPOSIBRAM

Exposição Brasileira de Mineração e Congresso Brasileiro de Mineração serão realizados entre os dias 14 e 17 de setembro em Belo Horizonte (MG)

A EXPOSIBRAM, evento que reúne a Exposição Brasileira de Mineração e o Congresso Brasileiro de Mineração, transformará, mais uma vez, o EXPOMINAS (Centro de Feiras e Convenções de Minas Gerais) em uma vitrine de soluções tecnológicas e novidades relacionadas à indústria mineral. Entre os dias 14 e 17 de setembro de 2015, a cidade de Belo Horizonte (MG), receberá a 16ª edição dos eventos, promovidos pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br).

Cerca de 500 expositores brasileiros e internacionais ocuparão uma área de 15 mil m² e apresentarão tecnologias e equipamentos direcionados, especialmente, à mineração. “A apresentação de tantas novidades, assim como a troca de experiências e conhecimento reforçam, sem dúvida, o papel da EXPOSIBRAM como fomentador de inovação para o setor”, detalhou José Fernando Coura, Diretor-Presidente do IBRAM. “Todos os participantes são beneficiados, quer com as discussões realizadas durante o Congresso sobre os principais assuntos ligados à área mineral, quer com a possibilidade de fechar negócios e conhecer as principais novidades relacionadas à tecnologia”, completa.

Considerando a tradição e a importância do evento, a expectativa é que cerca de 60 mil pessoas, brasileiras e estrangeiras, prestigiem os eventos. “Comemoramos em 2015 uma trajetória extremamente bem sucedida dos eventos. A primeira edição foi realizada em 1987 e reuniu cerca de 500 pessoas e 36 estandes, na cidade de São Paulo (SP). A partir da sétima edição, realizada em 1997, Belo Horizonte (MG) tornou-se a sede oficial e, desde então, só vem crescendo”, relembrou o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin.

Congresso Brasileiro de Mineração

Paralelo à Exposição Internacional de Mineração, o Instituto promove o Congresso Brasileiro de Mineração. Com o tema “Mineração no mundo da inovação”, especialistas brasileiros e internacionais irão debater sustentabilidade e desenvolvimento na indústria mineral. Na programação: palestras, workshops, debates e um talk-show sobre desafios, tendências e oportunidades no setor nas próximas décadas.

Um dos destaques da programação é a palestra especial, que terá como tema “Panorama do Setor Mineral Brasileiro: o presente e o futuro”. Também serão discutidos temas como economia mineral e inovação aberta em mineração, além das tendências e desafios para a mineração no Brasil e no Mundo.

A programação contará ainda com painéis e discussões relacionadas às terras raras e minerais estratégicos, projetos de fertilizantes no Brasil, adaptação às mudanças climáticas, o papel da pequena e média mineração no desenvolvimento regional e com a apresentação dos projetos premiados no Prêmio IBRAM de Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho no ano de 2014, realizado pelo programa MINERAÇÃO.

Os jornalistas Merval Pereira e William Waack participarão do Congresso trazendo experiências relacionadas ao cenário político e econômico brasileiro por meio da participação em palestra especial e da mediação de talk-show com o tema “Mineração hoje no Brasil e no mundo: tendências, desafios e oportunidades”.

Patrocinadores e apoiadores

O evento conta, até o momento, com o patrocínio da mineradora Vale, Votorantim Metais, da Anglo American, da AngloGoldAshanti, da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - CBMM, da Samarco Mineração S.A., da Kinross, da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN,  da Geosol, e  da Gerdau. 

Apoiam editorialmente a EXPOSIBRAM 2015 as revistas Brasil Mineral, EaeMáquinas,  Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, In The Mine, M&T, Tracbel Magazine, Horizonte Minero, Nueva Mineria y Energia, Panorama Minero, International Mining Magazine, Mineria Pan Americana, Equipo Minero, Engineeringand Mining Journal,  Global Business Reports (GBR) Revista Escola de Minas, Revista Areia e Brita e Site Notícias de Mineração Brasil .

Figuram como apoiadores a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e o Governo de Minas Gerais, a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), o Instituto Aço Brasil, a Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC), a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Departamento de Minas Gerais (ABEE-MG), o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a BeloTur/Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Edição de 2015 da EXPOSIBRAM espera reunir mais de 50 mil visitantes. Crédito: Evandro Fiuza

Serviço:

EXPOSIBRAM 2015

Data: 14 a 17 de setembro de 2015

Horário: 13 às 21h (Exposição)

Local: Centro de Feiras e Convenções de Minas Gerais – EXPOMINAS

Av. Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira - Belo Horizonte, Minas Gerais

Informações e inscrições: www.exposibram.org.br

IBRAM – Profissionais do Texto


 


SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 - Lago Sul - CEP: 71.630-205 - Brasília/DF
(61) 3364-7272 / (61) 3364-7200 - ibram@ibram.org.br Profissionais do Texto
 
Tecnologia  WebAdvisor