Programa Especial Barragens de Rejeitos
Consciente da responsabilidade da indústria da mineração quanto à conservação ambiental e preocupado em reduzir os riscos socioambientais e econômicos decorrentes de acidentes nas barragens de rejeitos, o IBRAM criou o Programa Especial de Segurança em Barragens de Rejeitos, uma iniciativa pioneira a ser implantada em escala nacional.

O Programa objetiva capacitar profissionais dos setores de mineração, de outros segmentos que utilizam barragens de rejeitos e dos governos quanto às melhores práticas para a gestão de segurança dessas estruturas, de modo a minimizar a ocorrência de acidentes e incidentes. Os participantes terão acesso a ferramentas modernas e estratégias de gestão, como também ao intercâmbio de  informações e experiências bem sucedidas nessa área.

O sucesso dessa iniciativa depende do comprometimento da administração das empresas mineradoras, dos órgãos governamentais e da sociedade civil. E, ainda, da consciência de que uma boa gestão de barragens é importante também para a competitividade dos negócios.

Quadro atual

Administrar adequadamente as barragens de rejeitos no Brasil é uma questão preocupante, muito embora existam empresas com alto desempenho em todas as etapas da gestão de segurança desses empreendimentos. No entanto, a ausência de conhecimento dos principais conceitos técnicos nos vários níveis operacionais, bem como a dificuldade de monitoramento das barragens pelos órgãos fiscalizadores, comprometem o desempenho do setor produtivo e colocam em risco o meio ambiente.

Tanto é assim que a maioria dos acidentes em barragens de rejeitos acontece porque não foram tomadas providências devidas, como aplicar as ações de gestão plenamente difundidas e necessárias a garantir a segurança das estruturas, ou então utilizar as tecnologias disponíveis.

O assunto tem merecido destaque nos anos mais recentes, em virtude da ocorrência de acidentes e incidentes, que têm causado grande impacto junto à sociedade. Para a mineração, em especial, esses fatos têm afetado negativamente sua imagem, e as empresas arcam com pesadas multas, interrupção de suas atividades, com bloqueio de licenciamentos para novos projetos etc.

Estrutura e objetivos

O Programa é dividido em duas frentes de atuação:
  • Levantamento das práticas atuais em gestão de segurança de barragens no Estado de Minas Gerais, com o propósito de conhecer o estado da arte das barragens de rejeitos da Classe III, no sistema de classificação da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais - FEAM. O objetivo é dar ao IBRAM condições de diagnosticar, com maior precisão, quais aspectos da gestão da segurança deverão merecer maior atenção para o prosseguimento do Programa.

  • Treinamento de equipes nas questões pertinentes à segurança na operação de barragens, com o objetivo de:

    - Capacitar os profissionais dos setores de mineração, governos e sociedade civil para a melhor gestão de segurança em barragens de rejeitos;

    - Incentivar o conhecimento dos principais conceitos sobre a gestão de segurança em barragens de rejeitos nos vários níveis operacionais de empreendimentos (Diretores e Gerentes, Engenheiros de Operação, Supervisores de Operação);

    - Apresentar as rotinas principais que fazem parte dos procedimentos de "melhor prática" para a gestão de segurança em barragens de rejeitos;

    - Promover parcerias para estabelecimento de diálogo estruturado do setor de mineração com os órgãos de meio ambiente, em prol da segurança ambiental;

    - Contribuir para a redução do número de acidentes e incidentes decorrentes do rompimento das barragens de rejeitos no Brasil.
O Programa de treinamento traz uma proposta inovadora, contemplando a educação à distância, assim como a realização de cursos presenciais, abertos e in-company. É dividido em três cursos:
  • Curso para Diretores e Gerentes
  • Curso para Engenheiros
  •  Curso para Supervisores de Operação.


Participe!

Os cursos são no formato de educação à distância, acesse o endereço http://www.edumine.com/courses/language/portuguese/ e escolha um dos cursos listados no Programa de Implementação de Procedimentos de Gestão e Segurança das Barragens de Rejeitos.


SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 - Lago Sul - CEP: 71.630-205 - Brasília/DF
(61) 3364-7272 / (61) 3364-7200 - ibram@ibram.org.br Profissionais do Texto
 
Tecnologia  WebAdvisor