IBRAM prestigia comemoração de 40 anos do Sindipedras

09/12/2014

O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), José Fernando Coura e o Diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Walter Alvarenga,  prestigiaram, no dia 4 de dezembro, a comemoração de 40 anos de fundação do Sindicato da Indústria de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras). Evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), reuniu diretoria, associados, colaboradores, presidentes de Entidades parceiras e deputados estaduais e federais.

A comemoração, além de momento de confraternização, serviu para a categoria reforçar o papel da mineração de agregados no Estado de São Paulo e solicitar aos políticos presentes apoio nas decisões que interessam ao segmento, principalmente na aprovação do Marco Regulatório da Mineração, que tramita em Brasília.

O presidente do Sindicato, Tasso de Toledo Pinheiro lembrou os tempos da fundação da Entidade, quando as reuniões nem sempre tinham um foco definido. "Com o surgimento dos problemas, começamos a perceber que as reuniões precisavam de um objetivo. Fomos crescendo e percebemos que os problemas eram comuns".

A partir daí, contou Pinheiro, a união dos empresários permitiu a discussão de temas importantes, responsáveis pela evolução da atividade. Dentre essas conquistas, ressaltou o apoio recebido pela Fiesp, através do presidente Paulo Skaf, que criou o Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (COMIN); a criação da Frente Parlamentar da Mineração, na Assembleia Legislativa de São Paulo e a Subsecretaria da Mineração dentro da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.

O presidente do Sindareia, Antero Saraiva Junior, também destacou algumas conquistas dos dois segmentos, ressaltando a recente criação da Associação Paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção (APEPAC), que uniu Sindareia e Sindipedras em suas ações em comum. "É importante destacar que o Tasso é um líder permanente, grande aglutinador que permitiu que a atividade ganhasse contornos mais abrangentes".

O Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura lembrou que a brita é a base de todas as fases da vida e afirmou ter orgulho de estar presente na comemoração desses 40 anos.

O presidente da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC), Fernando Valverde, afirmou que o Sindipedras pode ser considerado um pioneiro no associativismo mineral. "Ele surgiu para defender a categoria sendo importante por ter formado uma opinião e ser hoje o grande interlocutor do setor".

O deputado Estadual Itamar Borges lembrou a importância da mineração para a economia, não só de São Paulo, mas de todo o país e ressaltou o esforço do setor para manter um crescimento sustentável. Além de integrar a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração ele também participa da Comissão de Atividade Econômica, que desenvolveu trabalho importante na busca da equiparação tributária da areia e brita.

O deputado estadual João Caramez fez questão de registrar que os diretores do Sindipedras foram o baluarte da mineração. "Desde que criamos a Frente Parlamentar aprendi muito com o Sindipedras. O governo começou a ver a mineração de outra forma a partir da criação da Frente Parlamentar. Hoje temos uma relação de amadurecimento e transparência".

O deputado federal Ricardo Izar foi outro que reforçou a importância do setor lembrando tanto do aspecto econômico, quanto social da atividade. "É um setor importante para o Brasil como um todo".

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá lembrou que a infraestrutura brasileira passa pela pedra e pela areia. "Não dá para você pensar em progresso, superar as dificuldades, os desafios do ano que vai começar se não tiver o fortalecimento do setor".

O também deputado Federal Arnaldo Jardim disse estar alegre por perceber que o setor continua jovem e inovador. "Temos hoje na mineração e no processamento de agregados novas tecnologias para que a relação de extração seja de harmonia com a natureza. O setor tem frescor e dinamismo, além de ser estratégico".

Comemorar 40 anos de uma Entidade no Brasil é muita coisa. A afirmação foi feita pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que ressaltou a importância da atividade e agradeceu o trabalho que vem sendo feito pelo COMIN e pelo Departamento da Indústria da Construção (DECONCIC).

Lembrando o cenário difícil tanto na economia, quanto no setor político, Skaf afirmou que a indústria pode ser prejudicada por essa instabilidade e que será necessário ter união. O presidente da Fiesp convocou os deputados presentes a colaborarem na aprovação do Marco Regulatório, ressaltou a importância de fortalecer a subsecretaria de Mineração e afirmou que será preciso enfrentar as dificuldades com muita coragem. "Estaremos juntos para buscar o melhor para o Brasil e para nossas empresas".


IBRAM prestigia comemoração de 40 anos do Sindipedras – Credito: Sindipredras

Sindipedras

SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 - Lago Sul - CEP: 71.630-205 - Brasília/DF
(61) 3364-7272 / (61) 3364-7200 - ibram@ibram.org.br Profissionais do Texto
 
Tecnologia  WebAdvisor