IBRAM prestigia Prêmio de Excelência da Indústria Mínero-Metalúrgica Brasileira

14/05/2014

Jornal Estado de Minas - Prêmio Excelência da Indústria

Concedido pelo 16º ano em Minas Gerais, O Prêmio Excelência da Indústria Mínerometalúrgica Brasileira agraciou 18 empresas do setor durante solenidade realizada ontem em Belo Horizonte. A premiação de abrangência nacional reconhece produtos e processos produtivos que se destacam ao tornar os segmentos de mineração e metalurgia mais modernos e competitivos.

O Prêmio é uma realização da Revista Minérios & Minerales , com o apoio do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais ( Sindiextra), Instituto Brasileiro de Mineração ( IBRAM –www.ibram.org.br) e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Foram condecoradas as empresas Alcoa World Alumina Brasil, Anglo American, ArcelorMittal Mineração, Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Siderúrgica Nacional, Jaguar Mining, Kinross Mineração, Mineração Apoena, Mineração Fazenda Brasileiro, Mineração Jundu, Mineração Rio do Norte, Samarco Mineração, Vale, Vale Fertilizante, Vallourec unidade Mineração, Votorantim Cimentos, Votorantim Metais Níquel e Votorantim Metais Zinco. O Presidente do IBRAM e do Sindiextra, José Fernando Coura, discursou durante a abertura do evento.


Crédito: Marcos Viera - EM - D.A. Press

 

Jornal Hoje em Dia - Mineradoras recebem prêmio por inovação gerencial ambiental

Evento promovido pela revista ‘Minérios e Minerales’ homenageou 25 trabalhos de excelência administrativa

A busca por inovação, redução de custos e melhores práticas socioambientais dentro da indústria da mineração foi premiada ontem na 16ª edição do Prêmio Excelência na Mineração e Metalurgia, promovido pela revista “Minérios e Minerales”, em parceria com a Federação as Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra MG) e Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM).

Foram 25 trabalhos premiados após apreciação por uma banca formada por quatro especialistas no segmento e pelo editor da revista “Minérios e Minerales”, Joseph Young.

“Desde a forte crise enfrentada pelo setor em 2008, a redução de custos deixou de ser uma forma de melhorar os balanços financeiros para ser uma questão de sobrevivência em um mercado tão disputado internacionalmente. O ciclo atual de preços baixos para minério de erro e ouro reforçam isso, e mostram que essa busca é contínua”, disse o editor Joseph Young.

Um dos projetos premiados foi o da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), desenvolvido na mina de Casa de Pedra, em Congonhas, na região de Campos das Vertentes. “Conseguimos uma redução no consumo de diesel nos caminhões fora de estrada da ordem de 3,5%. O consumo é de 120 litros por hora e a redução de custos atinge 150 a 250 mil reais por mês”, disse Walter Felsh Júnior, engenheiro de desenvolvimento da CSN. Além da redução de custos, o menor consumo de diesel também acarreta menor emissão de poluentes pelos caminhões.

Para chegar a esse resultado, um grupo de engenheiros e técnicos da CSN desenvolveu um programa de computador (software), alimentado por informações técnicas dos caminhões, que determina qual modelo de veículo fora de estrada deve ser utilizado em cada serviço.

“Alguns caminhões têm desempenho melhor na subida, devido a características de tração. Outros, são melhores na descida. O software nos diz qual é o mais recomendado para cada função”, afirmou Felsh. Cada caminhão fora de estrada tem capacidade para transportar 240 toneladas. A frota da CSN, em Congonhas, é de 51 máquinas.

O presidente do Ibram, José Fernando Coura, destacou que todos os prêmios dão ganhos ambientais à sociedade. “Esse prêmio é uma festa da mineração, e poderia se chamar prêmio de excelência em meio ambiente, porque os trabalhos mostram essa preocupação das empresas”, disse.

Os vencedores do Prêmio Excelência na Mineração e Metalurgia, que receberam a premiação em solenidade realizada ontem no Hotel Ouro Minas, são: Alcoa World Alumina Brasil, Anglo American, ArcelorMittal, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jaguar Mining, Kinross Mineração, Mineração Apoena, Mineração Fazenda Brasileiro, Mineração Jundu, Mineração Rio Norte (MRN), Samarco Mineração, Vale, Vale Fertilizantes, Vallourec Unidade Mineração, Votorantim Cimentos, Votorantim Metais e Níquel, Votorantim Metais e Zinco.


crédito: Anglo American/Divulgação

Hoje Em dia - Estado de Minas

SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 - Lago Sul - CEP: 71.630-205 - Brasília/DF
(61) 3364-7272 / (61) 3364-7200 - ibram@ibram.org.br Profissionais do Texto
 
Tecnologia  WebAdvisor