Empresa portuguesa desenvolve tecnologia de prospecção geológica a distância

14/02/2014

A empresa portuguesa Sinergeo desenvolveu uma tecnologia de prospecção geológica que permite analisar, a distância, o potencial mineral de qualquer área em qualquer lugar do mundo. O projeto, batizado como ProsPeg, foi apresentado em janeiro deste ano e utilizou, entre outros, um software brasileiro desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Em entrevista ao NMB, Bernardo Pereira, um dos líderes do projeto e geólogo da Sinergeo, explicou como funciona a tecnologia de prospecção a distância. "As metodologias desenvolvidas se baseiam em módulos de análise e sobreposição de informação geológica e de detecção remota, ou seja, sensoriamento remoto", disse.

A equipe que desenvolveu o ProsPeg, abreviação de “Projeto de prospecção, análise distanciada e detecção remota de pegmatitos”, é formada por seis pesquisadores, três deles ex-estudantes da Universidade de Minho, que fica em Portugal. O projeto foi realizado com o apoio da universidade e financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).

O geólogo comentou sobre a participação brasileira no desenvolvimento, mas disse que trata-se de uma tecnologia portuguesa. "No projeto, foram utilizados softwares de acesso livre, com destaque para o Spring, desenvolvido pelo INPE. Entretanto, estamos falando de uma tecnologia que é portuguesa", afirmou.

Por meio do projeto Prospeg e em conjunto com a Universidade de Minho, a Sinergeo desenvolveu e otimizou metodologias específicas de prospecção e pesquisa de pegmatitos, de forma que permitem a identificação de depósitos desse tipo de rocha, aumentando o acesso às suas reservas.

Pereira e os pesquisadores do ProsPeg garantem que se trata de um método de prospecção mais eficaz, econômico e rápido. Segundo eles, o projeto é uma oportunidade para que Portugal desperte maior interesse pelo setor de mineração.

A Sinergeo possui tecnologias para geologia, hidrogeologia e meio ambiente. A empresa, que tem sede em Portugal, trabalha também com filmagem de furos, levantamentos topográficos e perimetrais, prospecção geoelétrica, avaliação de georecursos, entre outros.

Notícias de Mineração Brasil

SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 - Lago Sul - CEP: 71.630-205 - Brasília/DF
(61) 3364-7272 / (61) 3364-7200 - ibram@ibram.org.br Profissionais do Texto
 
Tecnologia  WebAdvisor