Bemisa inicia construção do projeto de minério de ferro Planalto Piauí em 2014

01/10/2013

A Brasil Exploração Mineral (Bemisa) vai iniciar em março do ano que vem a construção do projeto de minério de ferro Planalto Piauí. A capacidade de produção, segundo a mineradora, é de 15 milhões de toneladas por ano de pellet feed com 70% de ferro. O projeto vai custar cerca de R$ 3,4 bilhões e demandar 7.600 quilowatts de energia elétrica, que serão fornecidos pela Eletrobras.

A área do projeto tem recursos certificados de um bilhão de toneladas de magnetita. As reservas medidas, indicadas e inferidas de minério são aproximadamente de um bilhão, com 15% de teor de corte e 27,1% de teor médio de ferro. O projeto deve começar a produzir em 2016. Quando estiver operando, os principais destinos de exportação do produto serão China e países europeus.

Os 7.600kw vão ser necessários em função de um sistema para captaçã de água da Adutora de Marruá e um alojamento na cidade de Paulistana (PI).

Nesta semana, executivos da Bemisa se reuniram com representantes da Eletrobras Piauí, em Teresina para negociar a estrutura energética que precisa ser fornecida pela concessionária de energia do estado.

O assistente da presidência da Eletrobras, José Salan, afirmou que a concessionária de energia elétrica tem consciência de que garantir o fornecimento energético necessário para a Bemisa é importante para o desenvolvimento do Piauí.

“O fornecimento está garantido, só falta a gente verificar o cronograma da empresa. Normalmente, quando há antecedência no pedido não tem problemas. Até porque os custos serão divididos com a empresa, como determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, garantiu.

Em maio deste ano, a Bemisa assinou protocolo de intenções com o governo do estado do Piauí referente ao projeto de minério de ferro Planalto Piauí. A Bemisa pertence à mineradora GM4, do grupo Opportunity, e tem sede no Rio de Janeiro.

Notícias de Mineração Brasil

SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 - Lago Sul - CEP: 71.630-205 - Brasília/DF
(61) 3364-7272 / (61) 3364-7200 - ibram@ibram.org.br Profissionais do Texto
 
Tecnologia  WebAdvisor